As Escolas Municipais Maria de Magalhães, Anne Frank e Lídia Angélica participam do movimento Mensageiros da Água.

Desde 2009 algumas escolas da região da Pampulha se integraram ao Programa Mensageiros da Água, a fim de sistematizar práticas pedagógicas, criar intercâmbios entre diferentes atores da sociedade conectando-se à uma rede de projetos para promover o acesso à água potável, preservação dos recursos hídricos, saneamento, educação para sustentabilidade e cidadania.

O movimento Mensageiros da Água se baseia em três princípios:

1 - A água não é uma mercadoria, a água é um bem comum não apenas para a humanidade, mas para qualquer ser vivo.

2 - A fim de garantir esse recurso natural para as gerações futuras, temos o dever de restituí-lo à natureza em seu estado de pureza de origem.

3 - O acesso à água é um direito fundamental do homem, que somente pode ser garantido através da gestão pública, democrática e transparente, expressa em lei.

O Mensageiros da Água, por meio de um programa educacional vem construindo uma rede social para compartilhar experiências relacionadas ao bom uso da água e ações que tenham como resultado, além da diminuição dos processos de poluição hídrica e desperdício, a ampliação dos estoques de água doce em suas reservas naturais.

Em reuniões mensais o grupo de educadores têm refletido juntos sobre questões ambientais e compartilhado experiências já realizadas e em execução nas escolas.

No dia 06 de agosto, foi realizado no auditório da Escola Municipal Dom Orione um encontro mais amplo, com aproximadamente 100 educadores de escolas de Belo Horizonte e Contagem, inseridas na bacia da Pampulha. Estiveram presente representantes da Fundação France Libertés, Associação Cultural Ecológica Lagoa do Nado, PUC Minas, Núcleo OBA e do movimento “Somos Pampulha”.

As escolas municipais de Belo Horizonte foram representadas pelas Coordenadoras Pedagógicas, Cássia, Sílvia, Marina e Dulcilene da E.M. Maria de Magalhães Pinto, Rose, Sandra Mara, Maria Izabel e Weber da E. M. Anne Frank, pelas Coordenadoras da Escola Integrada, Márcia da E. M. Lídia Angélica, Vilma (EMAFK) e Elci (EMMMP). Também compareceram as Vice-diretoras Ágda (EMLA) e Kátia (EMAFK), a Diretora Dulce (EMLA), além de professores da Escola Estadual Manuel Costa, Escola Estadual Álvaro Sales e das Escolas representantes do município de Contagem, Glória Marques Diniz e Sônia Braga.

Mensageiros da Água é uma rede voltada para estimular relações sustentáveis junto às comunidades humanas tendo a água como elemento que inspira a interligação. Nessa rede pretende-se como próximos passos ampliar o fluxo de interações entre os profissionais e estudantes de escolas da bacia da Lagoa da Pampulha e suas respectivas práticas.

Clique para visualizar o vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=7jFKUWDCIlg